português David Barragán, fala sobre o Al Borde: surgido em 2007, o escritório equatoriano é considerado referência no uso de métodos de projetos participativos em conjunto com comunidades periféricas.
english David Barragán, talks about Al Borde: emerged in 2007, the office is considered a reference in the use of participatory project methods in conjunction with peripheral communities.
español David Barragán, habla sobre Al Borde: surgió en 2007, la oficina ecuatoriana se considera una referencia en el uso de métodos de proyectos participativos en conjunto con comunidades periféricas.
como citar
Oscar Eduardo Preciado Velasquez.
“Processos de diversidade nas práticas projetuais”.
Vitruvius entrevista, ed. 21.081. 2020.
Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.081/7611
Estudio Al Borde, Quito, Ecuador
Al Borde é um coletivo de arquitetura equatoriana iniciado em 2007, com projetos construídos em várias regiões do Equador, com ênfase nas periferias urbanas, bem como em setores vulneráveis de regiões distantes dos centros de poder (Guaiaquil e Quito). O grupo nasceu por acaso há pouco mais de uma década e reúne a experiência de trabalho de David Barragán, Pascual Gangotena, Marialuisa Borja e Esteban Benavides, arquitetos formados em Quito – Equador, que decidem se reunir como um coletivo para realizar sua prática profissional depois de várias experiências positivas de trabalho em conjunto.
A necessidade de se relacionar com o social decorre de uma decisão muito pessoal, incorporando a bagagem de experiências acumuladas com a capacidade de resolução com poucos recursos, altamente comprometidos com o meio ambiente e com um alto grau de respeito pelo meio ambiente, o que leva a estabelecer uma pratica de arquitetura consciente. A concepção do projeto, desde sua ideia até sua conclusão, não é regida por parâmetros tradicionais, o trabalho de Al Borde surge da busca de oportunidades em nichos deixados pelo sistema que se tornam oportunidades de trabalho através de processos de diversidade na prática projetiva, isto é, a inclusão ativa das comunidades em todas as etapas do processo de projeto, o uso de materiais locais ou reutilizados e a mão-de-obra local.
É inevitável estabelecer um vínculo entre a prática exercida por esses profissionais e o processo de desmistificação do arquiteto estrela. São arquitetos insurgentes, que decidiram sair dos cânones impostos no sistema de formação acadêmica, que esculpe indivíduos com pouco interesse no social, questionam também a pouca interação que é estabelecida entre o profissional e o entorno, sem esquecer o senso de responsabilidade socioambiental da sua práxis. Esses profissionais preocupam-se em trabalhar com os nichos que o modelo continuísta e complacente das minorias dominantes está deixando, tornando-se ativistas e intérpretes da população mais desfavorecida do sistema econômico e sócio-político de nossa região. Nesta entrevista, são coletadas as ideias de David Barragán, um dos fundadores de Al Borde.
Comedor de Guadurnal, Esmeraldas, Ecuador
OscarEduardoPreciadoVelásquez: Esta é a entrevista com Al Borde, vamos conversar com David Barragán, e a primeira pergunta seria: como o Al Borde começou e quando?
DavidBarragán: Como começou? Todas as pessoas sempre perguntam isso, é super curioso porque acho que existe uma (visão) no mundo em que vivemos que tudo está relacionado aos negócios, acho que há uma lógica na formação que as pessoas consideram fazer algo com objetivos, visão, missão e tudo como uma estrutura, as pessoas sempre pensam que nós pensamos em fazer isso, e não. Em 2007, simplesmente nos juntamos. Pascual estava trabalhando meio tempo para uma fundação de habitação emergente, eu trabalhei com outro padeiro, havia pouco trabalho, era apenas a era pós-crise financeira, então também não fiquei muito emocionado, Pascual conseguiu um emprego, ele me chamou. Somos amigos de toda a formação e íamos fazer esse projeto e nada mais. Cada um iria continuar com sua vida e ver o que poderia fazer e ver o que podemos continuar encontrando, porque nunca pensamos em um escritório. Fizemos nossa primeira casa, que é a casa Entremuros, vemos que há uma boa dinâmica de trabalho, vemos que se pode trabalhar bem como gostamos (tatatatatata), sai outra casa que nunca é feita (se não me engano), outra casa que também nunca foi feita, e é aí que o professor da escola Nueva Esperanza entra em contato conosco e nós fazemos essa escola.
OEPV: Ou seja, uma coisa foi levando à outra...
DB: exatamente e com o tempo estávamos pensando que talvez fosse bom criar um escritório, talvez juntando forças que somos ... podemos fazer coisas, ao longo do tempo percebemos que também trabalhar é muito pesado, no momento em que começamos a crescer, encontramos a Malu e ao Esteban como o suporte perfeito. Às vezes nem conversamos, ou seja, somos formalmente parceiros, mas, na realidade, somos mais como amigos ou irmãos ou como você quiser ver porque temos outro tipo de relacionamento. Não temos, não mantemos um relacionamento corporativo entre nós.
OEPV: É mais como fraternidade...
DB: Exatamente, terminamos os quatro de cada vez sendo a equipe base e é assim que trabalhamos, começamos oficialmente, marcamos uma data (maio de 2017) maio de 2007, porque foi aí que começamos a fazer o primeiro projeto com o Pascual. Mas, a certa altura, dissemos: vamos ser um escritório, mas não é como se tivéssemos uma data em que já nos contamos. Depois de quatro anos, tudo ficou mais dinâmico, não sei se a palavra é rápida, mas tem umas dinâmicas mais consolidadas, ao sermos quatro, nos ajudou a consolidar tudo e impulsionar o que somos agora e fizemos nesses onze anos.
Esperanza dos Arquitectos, Puerto Cabuyal, Manabí, Ecuador, 2011. Al Borde e Grace Pozo
OscarEduardoPreciadoVelásquez: O que dá origem ao projeto participativo? Por que o Al Borde precisa de se relacionar com o social?
DavidBarragán: Quando começamos há onze anos, isso não existia, ou pelo menos (não tão divulgado). O design participativo existe desde o mundo é mundo, há um milhão de bibliografias de participação, há muitas experiências sistematizadas e tudo isso, mas quando eu estudava arquitetura, não sei como é agora, mas basicamente era uma abordagem dentro do ensino.
OEPV: Estava nos limites do… (ensino)
DB: Nem mesmo, nem sabíamos que esse limite existia, porque naquela época (em 2007) a internet ainda estava em sua fase primária, pois as plataformas 2.0 estavam apenas começando a funcionar, a disseminação de conteúdo é maior, então nós também até não a entendíamos como parte de uma prática como tal, (não sei), não conhecíamos uma referência que tínhamos visto antes, na universidade não estudávamos isso, não tínhamos como escopo essa bibliografia ou algo assim. Há um antecedente, Pascual, ao trabalhar em uma fundação de habitação emergente, teve esse contato com aquele outro mundo que a arquitetura não alcançava e isso, como de uma maneira ou de outra, inevitavelmente . abriu a cabeça para todos nós. Eu acho que sem isso teria sido ainda mais complexo, digamos, de uma maneira mais difícil. Mas isso meio que tornou essa realidade latente e, como todo mundo nos ensinou ou nos disse, aqui tem algo a fazer, aqui tem um campo, há um espaço, como os arquitetos estão envolvidos e, novamente, assim como o escritório, fizemos sem pensar nisso, entramos na participação sem pensar, não entramos planejando nada, ou seja, não dizemos vamos criar um escritório que trabalhe com participação, porque estamos interessados sociedade e queremos mudar o mundo, não, nada disso.
OEPV: Estava simplesmente acontecendo...
DB: Simplesmente o histórico que Pascual teve do trabalho com voluntários que trabalham com poucos recursos, de moradias emergentes, de gerência, já tivemos algumas ferramentas, nós como arquitetos, para que, quando a Escola Nova Esperanza chegasse, pudéssemos entender essa participação e o trabalho comunitário. A construção participativa é uma contribuição e uma maneira de resolver problemas.
É isso que nos leva a participar da participação; depois, com o tempo, obviamente a conscientizamos e a formalizamos e, de uma maneira ou de outra, vamos, não sei se estou formalizando, a palavra talvez sim, mas já vamos envolvendo mais pessoas, vamos envolvendo sociólogos, vamos envolvendo mais engenheiros, vamos envolvendo mais arquitetos, designers, vamos vendo muitas coisas...
OEPV: Trabalho transdisciplinar...
DB: Exatamente, que nos fornece mais ferramentas para que possamos trabalhar todos os processos a partir da participação e que é uma participação real, porque o problema é que também vimos através do tempo que, no momento em que a participação se torna uma moda. Há uma deturpação gigante.
OEPV: Bem, existem autores que apontam que, agora tudo é participativo, tudo é como antes era a sustentabilidade que tudo era sustentável, agora há um risco (de interpretar mal o conceito), eu até acho que é Jeremy Till quem fala um pouco disso lá fora.
DB: Sim, sim, você pode ver milhares de escritórios em busca de processos de participação, apenas para entrar em uma espécie de onda, exatamente o que explicamos, tudo isso sobre nós ... É simplesmente parte do que fazemos.
Ultima esperanza 2015, Puerto Cabuyal, Manabí, Ecuador, 2014. Al Borde e Arq. Enrike Villacís
OscarEduardoPreciadoVelásquez: Quais diretrizes regem seus projetos? Mencionarei algumas coisas, no seu site voces dizem assim: Al Borde é um modo de vida e encontra nas fendas do sistema um nicho para operar. Quais são essas fendas do sistema? E, como essas fendas são refletidas no Equador? Onde vocês conseguiram essas oportunidades?
DavidBarragán: se você analisar todos os projetos em profundidade, muitos projetos não nasceram da maneira tradicional. Eles não nascem quando um cliente chega para pedir que você desenvolva um projeto, mas nascem de como estamos encontrando oportunidades ao longo do caminho e da capacidade de inventar e de nos reinventarmos o tempo todo para fazer as coisas, fazer o que gostamos. Porque se esperamos apenas o que o sistema nos fornece, não encontramos um espaço de desenvolvimento profissional. Por exemplo, no Habitat III, que foi a (uma) conferência aqui em Quito em 2016, a dois pavilhões do nosso lado, estava o pavilhão alemão que construímos e o contrato que ganhamos com os alemães era muito mais caro do que o da concorrência, porque quando eles nos convidam, todos os outros convidados passam os custos do que significa montar um pavilhão. Enviamos a eles os custos do que significa montar um pavilhão, mas com consciência ambiental de que os materiais desse pavilhão não podem ser jogados fora depois de uma semana, e que esse pavilhão deve ser reciclado com um propósito social, porque em abril foi o terremoto.
Os alemães disseram imediatamente pronto, o contrato civil. Mas existe o risco de você não ser contratado, porque é duas vezes mais caro, não sei quanto é o percentual. Mas há um interesse em encontrar outras maneiras de pensar, em outras maneiras de trabalhar, em sempre criticar o funcionamento do sistema. O sistema de feiras é assim: pavilhões de 16 dias são montados e depois tudo é jogado fora. Ou o da Infonavit, que ficava três pavilhões ao nosso lado, nos tornamos amigos dos da Infonavit, eles veem que o nosso é reciclado, e eles nos dizem – que loucura, algo pode ser feito, nós damos uma segunda vida a eles. Demorou um tempo até que os fornecedores do estado mexicano nos dessem a assinatura do contrato, que eles nos enviassem o dinheiro e pudessem montar a sala de jantar das crianças. Depois, há muitas dessas variáveis que estamos encontrando em todos os lugares para podermos trabalhar e produzir.
OEPV: Então é como aquele trabalho que nunca acaba. Digamos, é um projeto que não tem fim e tem essa possibilidade de continuar no tempo.
DB: Nesse caso, não continua a tempo conosco, a sala de jantar das crianças é montada e aí termina. A segunda vida daquele pavilhão alemão são umas habitações. Fizemos alguns protótipos para entender como funciona o sistema imobiliário do grande negócio de reconstrução e quais opções existem para construir com uma participação muito mais rápida e materiais locais. Mas isso termina aí.
OEPV: vocês procuram uma maneira de reutilizar isso...
DB: mas encontrar a oportunidade mais do que qualquer coisa, de pensar nesse processo.
Almoço no Al Borde, Quito, Ecuador
OscarEduardoPreciadoVelásquez: por exemplo agora, outra consulta. Esse processo de arquitetura participativa que o Equador é uma referência, já falamos sobre isso. De acordo com vários autores que revi, ele tem suas bases, então, uma delas, nas chamadas Mingas, que é uma palavra Kichwa para o trabalho coletivo em ajuda comunitária. De acordo com você, qual seria a maior herança desses conhecimentos ancestrais para o seu processo?
DavidBarragán: Agora, vamos comer. Desliga isso e vamos comer [almoço].
[retomando] Não sei se posso falar sobre influência ou algo assim, mas no final existe uma maneira de fazer as coisas, não apenas minga, mais qualquer tipo de processo que estamos sempre atentos em todos os projetos. Então, o que procuramos é que o conhecimento local existe no local em que vamos trabalhar e aproveitamos esse conhecimento local. As mingas são uma coisa do mundo andino. Na costa, a minga não é comum.
OEPV: Foi o que ele me disse... José Gómez.
DB: Isso é serra. A minga é pura serra, é um mundo andino, um mundo indígena, onde tudo foi feito dessa maneira. Para o mundo andino, a construção participativa é super ... pois todas as comunidades são organizadas com base nisso. É normal que todos façam mingas, organizem e façam essas coisas para o bem comum de todos, isso não é um problema. Mas na costa não, na costa são outras dinâmicas. Então, o que estamos procurando são quais são os valores em cada lugar, e aproveitamos esses valores para não ir contra corrente, e tirarmos proveito dessa energia e com isso começarmos.
OEPV: Com base nessa interpretação ou reinterpretação e tomar isso como postulado de projeto...
DB: Eu não sei se o postulado do projeto, porque o minga não é que nós o trabalhemos como um postulado do projeto. O que sabemos é que, se a construção for participativa, teremos mão de obra não qualificada, muitos poucos serão pedreiros, então, o que sabemos naquele momento é que se construirmos em mingas ou com voluntários, sabemos que o projeto deve ser muito simples de construir; portanto, gastamos muito tempo simplificando o projeto para que qualquer pessoa possa construí-lo. Claro, há um entendimento. Há muita compreensão de cada linha que projetamos sobre como isso será construído. Não há uma lógica de pensar e ver depois como isso será montado. Isso não, porque estamos sempre fornecendo quais materiais locais temos na comunidade em que trabalhamos. Com que tipo de tecnologia as pessoas sabem lidar, o que podemos fazer com esse material, a que outras ferramentas ou materiais temos acesso, o que podemos levar daqui que não é caro, o que podemos obter lá. Quero dizer, todas essas variáveis entram e acabam sendo mostradas no projeto final, mas somente quando temos essas informações locais claras.
Almoço no Al Borde, Quito, Ecuador
Interior del comedor de Guadurnal, Esmeraldas, Ecuador
OscarEduardoPreciadoVelásquez: Perfeito. Agora, vou perguntar umas coisas um pouco mais ácidas. Como se enquadra o trabalho de Al Borde no contexto do capitalismo equatoriano?
DavidBarragán: Como se enquadra? Dependendo do lado que você deseja ver. Se você é da direita, pensará que somos hippies e se você é da esquerda, pensará que somos capitalistas. É assim, por exemplo, trabalhamos...
OEPV: (risos) Desculpe interrompê-lo, eu digo por que, porque, por exemplo, vejo duas correntes muito marcadas. Por exemplo, eu estava trabalhando em Guaiaquil por um tempo, e o foco é completamente mais o arquiteto liberal e o capital. Aqui (na serra), vejo um pouco de tudo. Vejo que o arquiteto está muito envolvido nessa parte (o social), por isso lhe falei assim.
DB: Sabemos que toda prática profissional tem uma postura política. Isso está claro.
OEPV: Sem dúvida.
DB: Sem dúvida. Se você for economista, arquiteto, artista, todos temos uma posição política na qual exercemos nossa profissão. Nós temos uma busca por esse bem comum e existem projetos que nos interessam trabalhar diretamente. Mas não é que trabalhemos apenas em projetos de desenvolvimento social. Também trabalhamos em projetos privados, agora estamos trabalhando em projetos comerciais. Em vez disso, o que temos entendido ao longo do tempo é que estamos interessados em trabalhar com pessoas que querem se arriscar conosco, com pessoas que querem ser nossas cúmplices, com pessoas com quem podemos entender até onde podemos ir além e isso é independente se construirmos uma casa particular, um restaurante ou um centro comunitário, porque pode haver uma comunidade que não está interessada em ir além, não trabalhamos mais com eles, é isso. Enquanto a cafeteria que estamos fazendo, o cara está completamente disposto a explorar tudo conosco, na realidade, é mais uma busca de cumplicidade com a pessoa com quem vamos trabalhar. É mais uma questão...
Nós não nos movemos dentro deste pensamento como negócio. Nosso pensamento é mais sobre relacionamentos humanos, quero dizer, tem que haver muita cumplicidade com o outro, porque inevitavelmente o que fazemos, é muito difícil encontrar referências quando se fala com o cliente. Propor para o cliente sua casa de fim de semana nos arredores de uma cidade a duas horas de Quito, ou fazer pequenos cubículos apenas onde os colchões entram e os quartos estão pendurados no teto, é porque realmente já estamos muito próximos um do outro e podemos maximizar seu modo de vida, seu modo de ser.
OEPV: Então, essa práxis de Al Borde dispensa um pouco essa abordagem heterodoxa. Não é assim, é mais aberta, é mais permeável aos usuários...
DB: É cem por cento permeável ao usuário, porque independentemente do capital, os projetos precisam ser construídos e existe uma economia. Agora, o que entendemos é que não precisamos apenas de dinheiro e talvez essa seja a diferença.
Porque nossos projetos precisam de mais do que dinheiro para serem realizados. Eles precisam de muita confiança do cliente em nós para que isso se concretize. Porque você, se você vê muitos dos projetos em detalhes, ou seja, competimos em diferentes competições e ninguém dá dinheiro para um projeto nosso em competição. Somente quando são construídas as pessoas acreditam. Participamos há pouco numa imobiliária, um concurso coletivo de habitação. Não é que tenhamos um problema com o próprio capital. Temos um problema em como a dinâmica ocorre em relação a essa capital. Fomos convidados para um concurso particular para um edifício habitacional de uma incorporadora imobiliária e o que propusemos era um prédio de madeira e cinco andares. Pois, haviam umas dinâmicas urbanas de algumas coisas que nos interessavam aí que conseguimos encontrar. Se for feito, genial, estaríamos felizes em poder fazer essa exploração. Estávamos trabalhando com uma estrutura, árvores completas provenientes de um sistema de remoção de eucalipto, que é uma planta altamente invasiva e replantar vegetação nativa.
OEPV: O que entendi um pouco, algumas das coisas que você me disse é que em grande parte do trabalho seu, a sustentabilidade está muito presente, não quero que isso seja ouvido como um clichê, mas, definitivamente, vejo que em quase tudo o que você me diz está vinculado ao seu trabalho, sempre como a questão da reutilização, a questão de saber de onde vêm esses materiais, não sei se é isso aí...
DB: Sim, entendido pelo senso comum, a partir daí estamos realmente interessados em sustentabilidade. Mas nós somos...
OEPV: Não como uma ferramenta de marketing ou algo assim...
DB: Exatamente, é por isso que somos contra todos os tipos de certificações, é um grande negócio.
OEPV: Claro.
DB: É uma mega negócio o tema das certificações. Estamos interessados no bom senso, o que podemos produzir, o melhor resultado que podemos fazer em um determinado período de tempo, para um determinado cliente com um determinado orçamento e isso também implica que estamos sempre cercados por muitas pessoas, porque estamos entrando em contato com todos os amigos que estão fazendo coisas e produzindo desde todas as áreas. É por isso que os projetos são muito colaborativos.
OEPV: Eu entendo agora. Na sua opinião, qual seria o maior desafio para as novas gerações de arquitetos que estão emergindo de ...? Você, por exemplo, que teve a experiência de ser professor...
DB: Só antes, com essas coisas de capital, por exemplo ... uma coisa. Nós não somos pró-monopólios, por exemplo, na universidade quando você tem aulas de orçamento e todas essas coisas da construção, o que você será ensinado é, que a porcentagem do custo total que entra em mão-de-obra é aproximadamente o 40% e o que eles ensinam é que você deve reduzir ao máximo a porcentagem que vai para a mão de obra. É como uma lógica super padrão que implica que você inevitavelmente buscará em algum monopólio uma resposta para resolver o sistema construtivo e assim construir muito rapidamente.
Estamos interessados na outra equação. Se soubermos que há 100% a ser distribuído entre a compra de materiais para o monopólio que faz todo o possível para pagar o mínimo em força de trabalho na contratação de sistemas para construir o mais rápido possível e favorecer essa tecnologia, esse monopólio, nós trabalhamos com o interesse inverso, os sistemas de construção mais artesanais possíveis que fazem com que a maior quantidade de dinheiro possa ir para a força de trabalho. Para que entendamos que o dinheiro que estamos usando a tempo possa ir para uma microeconomia e consiga ter uma melhor distribuição. Isso é como uma busca, por isso é que toda prática é política e aí temos uma busca muito clara desde o início. Tivemos essa luz muito clara de entender que não é um problema pagar muito pela força de trabalho. No momento em que trabalhamos com materiais locais, o artesanal... (no Equador) ainda é um país em que é muito barato. Mas poderíamos gastar muito dinheiro com o artesanal, em vez do super tecnificado.
OEPV: Então ... o que estou entendendo um pouco seria ... uma arquitetura com consciência desde o início até ... (o fim).
DB: E no caminho ir entendendo o que diabos fazemos e por quê. Sim, mas quero dizer, no começo, já tínhamos alguns princípios, talvez não tão conscientes, mas no começo, tínhamos algumas buscas que estávamos interessados em fazer, ou seja, nossa busca nunca era ... qual é a torneira mais cara que podemos obter ou como conseguimos a torneira do designer mais caro ... não sei, quero dizer, esses nunca foram nossos interesses.
OEPV: Mas, em vez de quem se beneficiou disso (quando digo que benefício não é para esse monopólio) mas quem...
DB: entender como são essas cadeias de consumo e para onde está indo o dinheiro.
OEPV: É muito interessante.
DB: E que veremos em tudo, por exemplo, entendemos que, se movimentarmos dinheiro, é melhor movimentá-lo entre todos os nossos vizinhos, porque nosso círculo será melhor; se fizermos oficinas de construção, não o abriremos para qualquer um, o abrimos para um grupo de amigos íntimos que sabemos que eles administrarão suas oficinas, e então o dinheiro é gasto com quem faz as oficinas que sabemos que algum amigo está produzindo algum material que possui alguma tecnologia. Se vai ser feita a cadeira de um restaurante, X, vamos optar por eles, então sempre procuraremos impulsionar os círculos em que todos trabalhamos, porque acreditamos que sempre cresceremos melhor assim.
UEEMEE, Pusuquí, Ecuador, 2011. Arquitectos: Al Borde + Ensusitio, com colaboração de Erika Muñoz, Diego Nuñez, CArolina Rodas, Julián Dávalos & Javier Mera
OscarEduardoPreciadoVelásquez: Entendi. Bem, agora o que já perguntei. Qual você acha que é esse maior desafio para as novas gerações que estão saindo agora? Por exemplo, é isso que eu estava lhe dizendo, a partir de sua abordagem como professor em que você se tornou em algum momento, qual você acha que é esse maior desafio?
DavidBarragán: O maior desafio... Não sei qual o maior desafio que os mais jovens têm agora. Os mais jovens têm um problema: eles, que por exemplo se formam, se formaram há cerca de 5 anos ou mais, acessaram um país que oferecia bolsas de estudo em todo o mundo. A nova geração que se formou há dez anos, desde que o Correa começou até agora, como nunca antes na vida, ele acessou a educação de alto nível em qualquer lugar do mundo. O grande desafio deles é que, a maioria deles, em vez de chegar e procurar opções de trabalho ou produzir, o que eu mais lamentava, é que todos chegam esperando que o Estado lhes dê um emprego e, muitas vezes, podem ficar superqualificados, começam processos de frustração, então acho que um grande desafio que temos, as nossas novas gerações que já tiveram acesso à educação de alto nível é como aplicar todo esse conhecimento no país.
Há uma lacuna muito grande entre o que aprendem e o que podem aplicar, juntamente com o fato de que poucos querem correr o risco de serem independentes, a maioria quer chegar e encontrar um emprego. Em muitos empregos, eles não são contratados porque são superqualificados. E, naqueles lugares que vão contratá-los, não terão o salário que aspiram por sua formação acadêmica e, infelizmente, muitos vão ao ensino, porque é uma plataforma fácil e de baixo risco, onde eles podem praticar, mas não ensinam porque realmente gostam de ensinar.
Então, acho que há um desafio para eles. Somos um mercado muito pequeno. Depois, sempre está o 70% da cidade, que é construída informalmente, mas a maioria não gosta de se envolver, porque o treinamento é sempre uma formação elitista, é assim, no mundo inteiro é assim, a formação é ensinar para a menor porcentagem de humanidade. Então, quem quiser entrar nesses 70% sempre terá espaço e sempre será um desafio para se sustentar economicamente no tempo, mas encontrará opções para agir.
OEPV: Bem, sim, o que vejo é que tanto no Equador quanto em quase todos os países neste eixo têm essa condição, um cenário de construção informal, mas a academia não responde a isso, não dá, digamos o valor e não considera isso um ponto de acionamento, quer dizer, um ponto em que boas experiências de trabalho podem surgir. Não estou querendo dizer, "formalizar a informalidade", mas dar mais um pouco de....
DB: Dignidade.
OEPV: Sim, dignidade pode ser uma boa palavra.
DB: Sim, a academia não está interessada nesse lado e a maioria dos professores também não está interessada. O pensamento sob o qual a academia está estruturada é um pensamento eurocêntrico...
OEPV: Pois é.
DB: E não há nem mesmo retorno. O mais triste é que, mesmo na academia, não há pensamento latino-americano. A maioria dos professores nem se preocupa com esse pensamento; você vê que existe toda essa supervalorização e romance no pensamento eurocêntrico. Agora um pouco mais, agora pelo menos você já pode ver nas universidades que existem estudos de caso, disciplinas de análise ou críticas que são de projetos latino-americanos. Mas quando estudávamos, a América Latina não existia. Somente Luis Barragán no México e Niemeyer no Brasil, isso foi tudo, não havia mais nada quando estudávamos.
OEPV: De fato, foi um pouco para mim, também uma batida, porque o Brasil tem, sem dúvida, uma formação muito eurocêntrica em sua academia e está praticamente um pouco atrás da América Latina, de todo este contexto (América Latina).
Prototipo Post-Terremoto, Vivienda Rural, Los Horconcitos, Chone, Manabí, Ecuador, 2017. Arquitectos: Al Borde + El Sindicato
OscarEduardoPreciadoVelásquez: Qual seria esse papel que essas instituições públicas e privadas agora desempenham, dentro desse processo de projeto participativo?
DavidBarragán: Qual seria esse papel? Primeiro que eles querem ter um papel. É assim. Se você não quer ter um papel, está tudo bem, ninguém exige, ninguém pede nada. O mundo é governado sob um sistema de capital e assim funciona. Portanto, nem tudo funciona com políticas públicas e, se no Estado fossem exigidos que os projetos de desenvolvimento social fossem trabalhados com participação, inevitavelmente a participação teria que entrar, mas enquanto não houver uma política pública que exija isso, isso não acontecerá. O que aconteceu conosco é que lá você tem um ou outro funcionário que está interessado em questões participativas ou contratado para fazer projetos, então o projeto sai por aí com essa movida, mas, o que aconteceu conosco foi por interesses individuais, não porque exista uma política pública de participação, de corresponsabilidade. Não estamos interessados nessa figura em que, como o estado não pode resolver, o privado decide, a pessoa independente resolve e, assim, o estado foge de uma responsabilidade. Não gostamos muito dessa figura, acreditamos que uma figura mais equilibrada de corresponsabilidade é melhor, onde cada um entra do seu ângulo, onde o independente entra de um jeito, onde o estado coloca outra coisa, onde a comunidade coloca outro.
OEPV: Do seu ponto de vista, o interesse que o Estado equatoriano tem em toda essa questão de projetos participativos ainda é muito escasso.
DB: Não é uma política pública. Não existe nem mesmo na contratação. Se nas leis de contratação dissesse que a participação deveria existir, seria outra coisa. Sim, no discurso se fala sobre participação e se discute porque as autoridades agora têm mais consciência de que os processos são socializados. Sim, isso existe, mas ainda há uma deturpação, há uma lógica de sair rapidamente com as atas e dizer que este é o projeto que será construído. Sim? Não? Se assina que sim, se socializa e acabou.
A participação é maior. Eu também acho que não há muita preparação para isso. E como os processos públicos são muito complicados para torná-los participativos, ou seja, os contratos públicos não são projetados para torná-los participativos, os contratos públicos têm cronogramas extremamente curtos que não permitem flexibilidade, a participação não pode entrar nisso porque a participação exige tempo super dilatado porque você nunca sabe o que vai acontecer. Então, essa flexibilidade que exige a participação não existe em um contrato público, é muito difícil de se incorporar.
É por isso que eles são feitos principalmente como processos de socialização, mostram o que é o projeto, se consulta, Sim? Não? Sim. Nenhuma comunidade vai dizer não.
OEPV: Eu estava consultando a estrutura legal que avalia esses projetos. Li algumas coisas interessantes por aí, por exemplo, existe uma lei que é a Economia Social dos Conhecimentos e o Plano Nacional do Bem Viver...
DB: Há uma pesquisadora que está fazendo seu doutorado em Barlett que pode fornecer os dados. Ela está investigando como toda a teoria do Bem viver que é colocada na constituição tornou-se espacializada, levada ao espaço. Ela está investigando, está fazendo doutorado nisso, ontem tivemos uma entrevista e ela foi morar em um de nossos projetos em uma comunidade na praia para entender como esse discurso político que é colocado em uma constituição é transferido para lá como uma realidade. Ela analisou três casos. Ela é clara sobre isso e pode explicar muitas dessas coisas.
OEPV: Finalmente, qual você considera a nova figura do arquiteto que está sendo formada à partir disso tudo? Qual é a figura que deve surgir ou melhor, que está nascendo?
DB: Eu acho que é a mesmo de sempre.
OEPV: É mantida.
DB: Tudo o que digo na entrevista pode parecer pessimista, mas não acho que haja alguma mudança.
OEPV: É simplesmente vontade individual querer se envolver.
DB: Sim.
OEPV: Você não considera que haja uma revolução nisso tudo? ...
DB: Não porque as academias continuam fazendo exatamente a mesma coisa, as academias são o sistema de modificação mais lento que eu acho que existe, elas são tão lentas quanto o estado para se modificar. O que eu estava dizendo atrás, as academias realmente não se importam com isto. Quando você tem professores ensinando projetos participativos ou fazendo tópicos de Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento Social ou Desenvolvimento Local, Inovação Social ou o que chamamos, é porque há um professor que se interessou, entrou no sistema...
OEPV: Vamos trabalhar ali...
DB: Exatamente, mas não é uma vontade da academia. Não acredito que em todo o mundo haja uma vontade da academia de mudar; inclusive, acredito que existe uma vontade de se afastar o mais possível. O mesmo sistema que promove o fato de haver apenas doutores ministrando aulas, sem prática profissional no sentido técnico prático de construção e projeto, acho que afasta ainda mais a profissão. Nós estamos indo para isso. O Brasil já tem isso há muitos anos. No Brasil, no momento, você precisa ter um diploma de pós-doutorado para ser professor.
OEPV: Você precisa. Claro.
DB Aqui não, mas estamos indo para isso. Todas as pessoas que tiveram prática profissional na academia foram removidas porque não possuem mestrado. Nós, nos dedicamos a trabalhar em projetos e o espaço dentro das aulas é dado somente a todos os que possuem formação acadêmica, mas não prática. Então, com isso, acredito que ainda há menos esperança de que haja uma mudança acadêmica. Porque todos entram por questões salariais ou políticas públicas e quanto mais publicam, melhor é a sua categoria.
OEPV: Claro.
DB: Então você não precisa ter um relacionamento com a sociedade. Acho que tudo é esporádico, só conhecemos duas universidades, o Rural Studio em Auburn, Alabama e a Escola Talca no Chile. Eles são as únicas escolas que sabemos que desde que foram criados, pensaram em como treinar arquitetos que respondem às suas necessidades, a sua sociedade imediata. O restante foi criado com as mesmas malhas acadêmicas baseadas nos modelos europeus e assim permanece. E eu, pelo que vejo, por exemplo, para nós o que a reforma educacional nos fez, que, embora uma reforma educacional fosse necessária porque foi um desastre, o que ela fez é que todos os tipos de outras iniciativas só são eliminados e se focaliza na cobertura da mais rigorosa formação acadêmica. E toda vez, ao longo do tempo, como aconteceu no Brasil, você verá o que terá muito poucos professores com prática profissional. Porém, os processos de vinculação com a comunidade no Brasil são um pouco melhores, porque há muitos anos nas faculdades, existem os Escritórios Modelos, que são como escritórios de extensão que prestam assistência técnica à comunidade, há um sistema um pouco mais montado, mesmo assim, é sempre distante. O acadêmico tem que resolver outras coisas. É muito diferente, o que se faz quando vai para a aula e o que se faz quando se constrói.
Foto divulgação
David Barragán
Arquiteto equatoriano, da capital do país, Quito. Co-fundador do estudo Al Borde em 2007, um grupo colaborativo e experimental de arquitetura que busca a condição humana do espaço desde a base da participação do usuário em todas as etapas do design, o uso de materiais e ética locais na obtenção de recursos para construção. Atualmente, elas são uma das principais referências sobre práticas alternativas de projetos na região. Destacam-se por serem uma das cem melhores firmas de arquitetura do mundo, de acordo com a revista Domus (2019).
Oscar Eduardo Preciado Velasquez
Oscar Eduardo Preciado Velásquez, arquiteto venezuelano formado em abril de 2012. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGAU UFES com uma bolsa do Programa de Alianças para Educação e Capacitação da Organização dos Estados Americanos – Paec OEA desde 2018 com pesquisa focada em formas alternativas de projeto, participação social, arquitetura comunitária e habitação de interesse social. Participação em vários editais de arquitetura coletiva na Venezuela.
Entrevista
Entrevista realizada no estúdio Al Borde, na cidade de Quito, província de Pichincha, Equador, América do Sul, na terça-feira, 14 de agosto de 2018 às 11:00.
Agradecimentos
Agradeço a todas as pessoas que possibilitaram esta pesquisa, em particular a agência de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes pela concessão da bolsa concedida para financiar a experiência no Brasil, à orientação da professora Clara Luiza Miranda do PPGAU UFES, aos arquitetos do Al Borde e especialmente David Barragán por se permitir ser ouvido e, juntamente com sua equipe, serem líderes de processos de diversidade em suas práticas de projeto e para todos os outros atores envolvidos no desenvolvimento deste projeto.